Saiba porque coelhos não precisam de banho!

Estes pets não precisam de banho, eles são limpinhos e independentes, fazem a própria higiene pessoal e não precisam desse tipo de cuidado, assim como outros animais como os gatos.

Eles podem entrar em contato com a água?

Esses peludos não podem ser lavados, pois o contato direto com a água leva o animal à hipotermia ou estado de choque. 

Além do mais, algumas doenças de pele podem aparecer no pet depois do banho. Então, esses são alguns dos diversos motivos pelos quais coelhos não devem tomar banho. 

Caso seja necessário uma limpeza mais pesada tente o banho a seco!

Para evitar que o coelho fique em estado de choque ao entrar em contato com a água, um ótimo truque é dar banho a seco em coelhos. Portanto, se o pet está com uma sujeira mais difícil de sair, como lama ou fezes, utilize amido de milho e uma escova específica para coelhos e limpe-o.

Manter seu coelho escovado é uma maneira de ajuda-lo a manter sua higiene!

Para evitar dar banho em coelho a seco ou fazer limpeza em certas regiões, é necessário escová-lo constantemente. Assim, os pelos não se embaraçam e sujeiras como poeira não se acumulam. 

É possível encontrar diversas opções de escovas específicas para esse pet. Dê preferência pelas que têm cerdas macias, pois elas não machucam o fofinho. Além disso, sempre que usá-las, lave-as e seque-as para não acumular toda a sujeira e depois transferir ao coelho novamente. 

Atenção, não esqueça de limpar as glândulas de odor

Próximo ao ânus, existem glândulas odorífera que produzem mau cheiro. Para limpar a área, mergulhe uma bola de algodão ou um cotonete em água morna. Esfregue calmamente até remover toda secreção. O coelho pode ficar nervoso durante a limpeza, então peça ajuda a alguém para segurá-lo e fazer carinho. Se as glândulas odoríferas forem limpas regularmente, dificilmente o roedor ficará fedido e sujo. 

Gostaria de Compartilhar?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest